Início Indicadores Instituições Links Créditos Fale conosco
Conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente! < voltar
 
 

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas, e expedindo encaminhamentos.

O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990 ela regulamenta os direitos das crianças e adolescentes inspirado pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, internalizando uma série de normativas internacionais:

- Declaração dos Direitos da Criança (Resolução 1.386 da ONU - 20 de novembro de 1959); Regras mínimas das Nações Unidas para administração da Justiça da Infância e da Juventude - Regras de Beijing (Resolução 40/33 - ONU - 29 de novembro de 1985);

- Diretrizes das Nações Unidas para prevenção da Delinqüência Juvenil - diretrizes de Riad (ONU - 1º de março de 1988 - Riad).

Nos termos do art. 2º da Lei 8.069/90, considera-se criança a pessoa de até 12 (doze) anos de idade incompletos. É considerado adolescente, o sujeito de 12 anos completos a 18 anos incompletos.

Conheça o ECA na íntegra aqui!
 

Diagnóstico Social da Criança e Adolescente - Joinville - SC - info@cmdca.joinville.org.br

Desenvolvido por: Núcleo Criativo Painel.